Notícias


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 30
Vagas privadas e rotativas, você sabe o que são?


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 31

Vagas privadas são aquelas demarcadas e de propriedade exclusiva de um apartamento da unidade do condomínio. Constam na convenção do condomínio como parte de cada apartamento/sala. Essas podem ser vendidas por ter um registro no Cartório de Registro de Imóveis, o que a torna propriedade individual do condômino. Possuem metragem própria e representam uma fração do condomínio.

As rotativas são compartilhadas com todos os condôminos e, geralmente, são ocupadas por ordem de chegada de acordo com as regras estabelecidas no Regimento interno. Independente de como sejam as vagas sempre existem conflitos. Com isso, seguem algumas dicas para evitar problemas com seus vizinhos:

- Não parar na vaga do vizinho
- Não guardar mais veículos que o permitido – prédios com vagas rotativas normalmente possuem regras sobre a quantidade permitida de veículos estacionados para cada unidade. Se é apenas permitido um veículo por apartamento, não estacione dois, pois estará tirando a vaga de alguém.
- Vagas presas funcionam bem quando há colaboração – se no seu prédio existem vagas presas, avalie se você vai sair antes ou depois do vizinho. Dessa maneira fica fácil gerir a utilização desses espaços.
- Estacionar pensando em quem para do seu lado – preocupe-se em ocupar a vaga sem atrapalhar quem for manobrar um veículo em locais próximos, principalmente se você tem um carro maior, como uma caminhonete. Com isso, você evita esbarrões entre os carros, facilita a vida e otimiza o tempo de todos.
- Atenção com as motos – os prédios não costumam ter vagas especificas para motos e quando um morador tem um carro e uma moto, é comum que ele estacione ambos em apenas uma vaga. Se a vaga tem espaço, tudo bem. Mas quando a vaga é apertada e a moto atrapalha o vizinho, é preciso avaliar a situação.

Cada prédio possui regras especificas, portanto vale confirmar com o condomínio se há espaço no estacionamento e como funcionam as vagas para visitantes.