Notícias


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 30
Torcida para a Copa: Veja dicas para não cometer excessos no condomínio


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 31

Jogo em casa: vale torcer, mas evite confusão com o vizinho.

Uso do bom senso na hora de reunir amigos e familiares para ver jogos da Copa em casa; veja dicas:

Vai chegando o período da Copa e a principal dúvida de quem acompanha os jogos da Seleção é onde reunir a galera para torcer. Uma das principais opções é curtir o momento com segurança, no conforto do lar, porém, aos que moram em condomínio, a alternativa de juntar a família e os amigos em casa nos dias das partidas pode requer um bom planejamento e atenção redobrada, pois é possível que a euforia da brincadeira acabe infringindo as regras da convenção e gerando desentendimentos entre vizinhos.

Para evitar problemas, André Bacelar, que é síndico de um condomínio na região do Alphaville, teve a ideia de promover um “evento” com os condôminos em área comum. É assim que ele vê uma forma de evitar brigas provocadas por excessos nos apartamentos e ainda possibilitar uma ocasião para fortalecer o convívio entre moradores.

“Estamos trazendo para a Copa uma ideia que já aplicamos em outras datas comemorativas, e é uma ótima iniciativa para fortalecer esse contexto de interação. Reservamos um salão de festa e uma churrasqueira, negociamos um telão com uma operadora de TV por assinatura, e todos se divertem”, explica.

Aos condomínios que não realizarão atividades coletivas em dias de jogos da Copa, o presidente do Sindicato da Habitação da Bahia (Secovi-BA) e colunista do CORREIO, Kelsor Fernandes, aponta que o evento esportivo não é período de exceção e a convenção condominial deve continuar sendo respeitada, com atenção redobrada em relação ao bom senso.

“Por lei, a administração não pode deliberar sobre o que ocorre dentro do apartamento, a menos que isso esteja causando problemas aos vizinhos, então recomendamos que as pessoas façam uso do bom senso e fiquem atentas aos barulhos excessivos e evitem o uso nocivo da propriedade, pois a partir daí a administração poderá atuar, até mesmo aplicando multa”, afirma.

Segurança

Em função do alto trânsito de convidados, a administradora profissional Ludmilla Serra, responsável pela gerência de um condomínio de 64 unidade em Lauro de Freitas, afirma que a triagem dos convidados será redobrada durante a Copa.

“Passamos uma circular pedindo que os condôminos deixem uma lista com os nomes dos convidados na portaria. Na chegada dos visitantes, vamos pedir nome completo e RG para ter um controle e poder responsabilizar as pessoas por eventuais problemas”, diz.

Uma outra questão que foi alterada na convenção em decorrência da Copa foi a manipulação de fogos de artifício. “É principalmente uma questão de segurança e bem- estar, pois o uso indevido dos fogos pode causa acidentes sérios, atingindo a rede elétrica ou algum apartamento, já que se trata de um condomínio de prédios”, afirma.

Goleada de civilidade na copa do condomínio

       - Barulho: Esteja atento aos excessos, volume alto em TVs e aparelhos de som, principalmente nas primeiras horas do dia ou à noite.

       - Áreas comuns: Procure se informar se o seu condomínio promoverá eventos de integração durante os jogos.  Verifique as regras de uso dasáreas comuns, sobretudo em relação às visitas para não infringir a convenção.

       - Segurança: É importante colaborar com a equipe de segurança, informando os nomes dos visitantes na portaria para evitar o trânsito de pessoas estranhas e comprometer a segurança dos condôminos.

Fogos

Observe se a convenção permite o uso de fogos de artifício no condomínio, e busque manuseá-los distante das unidades residenciais e da rede elétrica.

Fonte: www.correio24horas.com.br