Notícias


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 30
Caixa de gordura do condomínio deve ser limpa periodicamente


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 31

Você sabe para que serve a caixa de gordura?

Ela tem uma importante função: impedir a contaminação da água que é distribuída no prédio, prevenindo também obstruções na rede de encanamentos. Nem sempre esse equipamento está visível aos olhos, mas saiba que seu condomínio certamente possui uma caixa deste tipo e ela precisa de manutenções periódicas para funcionar adequadamente.

Geralmente a caixa de gordura fica em um espaço subterrâneo e, por não estar em um local muito acessível, às vezes é esquecida e negligenciada pelos síndicos e zeladores, os quais só se lembram dela quando o problema já está instalado. A função dela é agir como um filtro, os resíduos líquidos vindos dos apartamentos chegam à caixa de gordura e ao entrar em contato com a água que há dentro dela, ocorre a separação dos rejeitos gordurosos provenientes, por exemplo, da máquina de lavar e da pia da cozinha.

Este mecanismo impede que resíduos oleosos transitem pela rede, acumulando-se em placas e ocasionando entupimentos. Portanto, deve-se estar atento à limpeza da caixa de gordura com a autuação de profissionais especializados nessa tarefa. A cada seis meses em casas e a cada três meses em condomínios ou dependendo da necessidade pode ser até mensalmente, as caixas devem passar por uma manutenção para a retirada dessa sujeira que fica ali armazenada.

Negligenciar a manutenção pode trazer consequências desagradáveis e prejuízos que podem sair mais caros do que contratar uma desentupidora com frequência. Primeiramente, o forte mau cheiro passa a dominar o ambiente, há infestação de animais como baratas, escorpiões e também ratos, nos apartamentos os moradores podem se queixar de fluxo retrógado, ou seja, ao invés de escoar a água suja retorna. Por fim, o maior dos prejuízos pode ser o entupimento da rede de distribuição, que vai interromper a disponibilidade de água e gerar grandes transtornos para ser reparada.

Pontos de atenção
O uso da soda cáustica ainda é muito frequente em residências e condomínios com a finalidade de limpar caixas de gordura e desentupir encanamentos. Embora esse produto de fato solucione temporariamente o problema da obstrução, ele não é indicado. Os especialistas explicam que há a saponificação da gordura, ela é diluída na água, mas não é destruída e continua a causar males. Com o tempo, esse "sabão" produzido pela reação química da soda cáustica com a gordura, também vai depositando e causando entupimentos.

Prevenção
De nada adianta o condomínio zelar pelas manutenções periódicas se os condôminos não fizerem a parte deles. É preciso instruir os moradores sobre o que pode ser descartado pelo ralo. Óleo de fritura é o maior vilão e jamais deve ser despejado na pia, assim como os restos de alimentos sólidos. Fios de cabelo também são um problema quando se acumulam no encanamento, então devem ser sempre recolhidos do ralo após o banho.

*As informações são do site www.jornaldosindico.com.br - edição abril/2018.